SNES - Defeitos de Imagens

Capa com a estação de testes do Super Nintendo

 

Segue neste artigo a operação para manutenção de defeitos de tom de cor e imagens no Super Nintendo baseado no Manual Técnico brasileiro do Super Nintendo produzido pela Playtronic.

DEFEITOS DE TOM DE COR

Normalmente os problemas do tom de cor são principalmente causados, pela ordem que se segue, por:

  1. Um circuito com defeito;
  2. Pela PPU2

Os componentes com defeito podem ser diminuídos dependendo da imagem que está com defeito (Vídeo, RGB, Terminal S ou saída RF). Encontra-se então os seguintes problemas e suas resoluções:

Tela Monocromática

Segundo o manual, deve-se verificar a frequência de oscilação de 21.45366 MHZ e caso o ajuste não seja possível, substituir em sequência [1] o capacitor do Compensador (TC1), [2] o Oscilador de 21.453666 MHz (X1). A saída de imagem (RF ou de Vídeo) também pode ser verificada, se apenas a saída RF estiver com defeito substitua o modulador RF. Todavia se forem ambas verifique os componentes discretos ao redor do Codificador RGB (U7) quanto a defeitos de soldagem e danos e, caso seja necessário, substitua em sequencia [1] o Codificador RGB (U7) e [2] PPU2 (U3).

Tela avermelhada, azulada ou com cor defeituosa

Provavelmente o RGB, o Terminal S. Vídeo estão com defeito, as causas prováveis são: a PPU2 com defeito, sinais em falta/interrompidos VERMELHO, VERDE ou AZUL provenientes da saída RGB. Deve-se então verificar ao redor dos transistores (Q3 a Q9) que amplificam o sinal RGB para ver se não há defeitos de soldagem ou dano. E se for necessário trocar a PPU2 (U3).

Também um codificador RGB pode estar com defeito ou filtros de sinal de cor com defeitos (C14, C16). Deve-se verificar os componentes discretos ao redor do codificador RGB (U7) para ver se há defeitos de soldagem ou danos. Se necessário substitua o codificador RGB (U7).

Placa de um Super Nintendo

OUTROS DEFEITOS DE IMAGEM

Os mesmos problemas podem aparecer devido a traços no lado de entrada ou saída. Isso deverá ser levado em consideração se o problema não for sanado pela troca do componente.

Se os caracteres forem normais e aparecerem linhas verticais neles deve-se trocar em sequência: PPU2 -> PPU1 -> CPU -> VRAM; Todavia se os caracteres estiverem com defeito e aparecerem linhas verticais será necessária inverter a ordem inicial e o PPU1 será o primeiro da lista. Essa última ordem também ocorrerá caso a tela esteja estilo mosaico ou se ocorrer estremecimentos da tela ou se parte dela não é exibida. Observe que caso a posição da tela esteja deslocada ou há imagens com defeitos ao utilizar um cartucho específico é necessária a sequência CPU -> PPU2 -> PPU1.


Atribuições
Imagem principal: Realfintogive, CC BY-SA 3.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0>, via Wikimedia Commons