SNES - Uma visão geral do hardware

Cartucho do Final Fantasy V como foto de capa

Este artigo foi baseado no Manual Técnico brasileiro do Super Nintendo produzido pela Playtronic e propõe fazer uma breve visão sobre o hardware do SNES. O console do Super Nintendo utiliza uma CPU, uma GPU de dois chips (PPU1 e 2) e dois microprocessadores para o áudio. Temos assim as seguintes configurações:

CPU - Unidade Central de Processamento

  • Um processador de construção especial para a Nintendo;
  • Um barramento de endereços de 24 bits permitindo que a CPU tenha acesso direto a 16M da ROM/RAM ao mesmo tempo;
  • Registros internos de 16 bits;
  • Barramento de dados do sistema de 8 bits;
  • Contem operações de Acesso Direto à Memória (DMA);
Placa com o chip S-CPU
Placa com o chip S-CPU

PPU1/2 - Unidades de Processamento de Imagens

  • Processador de construção especial (dois CI's) para a Nintendo;
  • 128 sprites, no máximo, cada qual com seu próprio nível de prioridade, podem aparecer na tela. Até 32 sprites em uma linha horizontal;
  • Os sprites são de um dos quatro tamanhos disponíveis: 8 x 8, 10 x 10, 32 x 32 e 64 x 64 pixels;
  • Disponíveis 32.768 cores (15 bits);
  • São disponíveis oito paletas de cores, de 16 cores cada por tela, sendo cada sprites constituídos de 16 cores de uma das paletas;
  • São possíveis deslocamentos horizontais, verticais e diagonais; também é possível o deslocamento vertical parcial;
  • A resolução pode ser de 256 x 224, 512 x 224 ou 512 x 448 pontos na tela;
  • Funções de efeitos especiais, inclusive mosaico, janela, adição e subtração de cor fixa, adição e subtração de tela e resolução horizontal de pseudo-512 pontos;
  • Barramento de dados de 16 bits;
Placa com o S-PPU 1 e 2
O S-PPU 1 e 2

Microprocessadores de som

  • Oito canais de som de Modulação de Código de Pulso (PCM)
  • Som digital estéreo

Energia

  • Adaptador AC conversor de 120 volts AC para 10 volts DC não regulado;

Cartuchos

O chip contido no cartucho do Final Fantasy V

O Super Nintendo trabalha com cartuchos para armazenamento dos jogos, esses contêm CI's (Circuitos Integrados) semicondutores de memória, com até dois desses dispositivos em diferentes combinações de ROM (Memória somente leitura) e Memória de Acesso Aleatório. Temos assim:

Memória ROM: Contém o programa do jogo e as informações de caracteres. O programa instrui a CPU para que envie sinais de controle para o microprocessador, ou que verifique o controle, transfira parâmetros de PPU, calcule pontos ou tempo do jogo, entre outras funções.

Memória RAM (de trabalho): Armazena informações sobre caracteres e posição do jogo e também fornece espaço adicional de memória para uso da CPU do Console. Pode-se ter também uma RAM de trabalho de baixo consumo que é conectada a uma bateria com o fim de manter as informações depois de se ter removido o cartucho do console.

74LS139: Usado como seleção de chips no cartucho. Entre a ROM, a RAM e o processador de som (quando usado).

CIC: Se acha incluído nos cartuchos originais como um circuito integrado especial. O CIC se comunica com um CIC correspondente no Console para evitar pirataria, para que um software não autorizado opere no Super Nintendo.