A seguinte postagem se propõe a fazer uma breve explicação sobre os conceitos básicos que o Super Nintendo usa para exibir imagens dos personagens de jogo em uma tela de TV CRT. Esse artigo é baseado no SNES Development Manual Book I, da Nintendo, as figuras foram retiradas deste.
GERAÇÃO DE IMAGEM NA TELA
A imagem em uma TV colorida consiste de 525 linhas horizontais com cada uma a conter informações de cores. A transmissão (broadcast station) converte as imagens nessas linhas como mostrado na figura abaixo.
Processo de entrelaçamento |
As linhas ímpares são convertidas em sinais eletrônicos da parte superior para a inferior da tela, bem como as linhas pares restantes, que também são convertidas do mesmo jeito. Este método é chamado de entrelaçamento (interlace). O sinal eletrônico que é transmitido é convertido é um sinal de luz e será criado traços na tela da TV na mesma ordem de sua geração. Esse ato de tracejar a luz na tela é chamado de leitura ou varredura (scanning).
O período enquanto ocorre a varredura de linhas ímpares é chamado de "1º campo" (1st field), já durante a linhas pares é chamado de "2º campo" (2nd field). O período de varredura da tela é chamado de "um frame" (one frame), onde o primeiro e segundo campos são exibidos na tela em sequência.
Em questão de tempo, temos que 1/60 de segundo é requerido para produzir o 1º campo e 1/30 de segundo é requerido para produzir um frame. Portanto, um certo ponto na tela é irradiado a cada 1/30 de segundo. A tela não parece piscar por causa do efeito da imagem residual no olho humano e da luminescência do CRT.
MODO DE EXIBIÇÃO DO SNES
O Super Nintendo trabalha com dois modos de exibição de imagem: o primeiro é o entrelaçamento baseado no sistema de TV e o outro é um modo "não entrelaçado" (non-interlace), no qual um frame toma 1/60 de segundo. Neste modo a mesma posição é varrida em todos os campos. Cada frame consiste de 262 linhas, metade do primeiro, além de parecer não haver distorções quando também comparado ao modo de entrelaçamento, uma vez que cada ponto da tela é irradiado a cada 1/60 de segundo.
BLANKING
A tela é varrida da esquerda para a direita e de cima para baixo. Após o feixe de elétrons ir da esquerda para a direita um apagamento (blanking) horizontal ocorre para prevenir que se veja o retorno do feixe para o lado esquerdo da tela. Quando o feixe atinge o canto inferior direito ocorre um blanking vertical para reposicioná-lo no canto superior esquerdo da tela. O NES e o Super Nintendo usam com eficiência este efeito para exibir animações de vários personagens de jogo.
Varredura da tela horizontal e vertical |
Deste modo aprendemos um pouco como funciona ou funcionava as técnicas de exibição de imagens pelo Super Nintendo.