SNES - Controles e a Teoria de Operação


Controle de Super Nintendo

Este artigo baseia-se no Manual Técnico brasileiro do Super Nintendo produzido pela Playtronic, nele encontramos a teoria de operação dos controles do console e suas finalidades. Por definição o controle (Controller) do SNES é destinado a fornecer uma interface de jogador com o console para controlar a ação no jogo que está sendo feito. Possui um pad de controle direcional de estilo cruzado que permite um movimento em oito direções, botões para seleção e início dos jogos e seis botões de ação. O controle padrão e suas partes são descritos então da seguinte forma;

  • 5 parafusos M2x8
  • 1 Carcaça superior
  • 1 Carcaça inferior
  • 1 Botão A, B, X, Y
  • 1 Botão gatilho R, L
  • 1 Manta contato direcional
  • 2 Manta contato R e L
  • 1 Manta contato A, B, X e Y
  • 1 Manta do Start e Select
  • 1 Adesivo dos botões A, B, X e Y
  • 1 Cabo com plug 7 pinos
  • PCI do controle montada
  • 2 Pino dos botões R e L
Conector do controle de Super Nintendo


O controle de CI (circuito integrado) Simples usa uma entrada paralela/serial de 14 bits 56V520 (CI-A) para o registrador de deslocamento de saída serial. Doze das entradas em paralelo são conectadas a terra através de superfícies abertas de contato de carbono na PCB do controle. Quando um acionador é apertado, um pad de contato é pressionado contra a superfície de carbono, fazendo com que a correspondente linha de entrada de PI seja conectada à terra. O controle possui quatro entradas à partir do console e uma de saída para o mesmo. As entradas são; VDD, VSS, Clock e P/S (OUT0). Uma saída serial é fornecida para o console à partir do Q14 (pino 9) CI-A. O SNES envia um pulso OUTD para carregar informações dentro do registrador de deslocamento. Esta informação é então sincronizada por pulsos de clock sucessivos (CLK) à partir do console.

Já o controle de CI Duplo utiliza dois registradores de deslocamento de 8 bits 56W545 (CI-A e CI-B) de entrada paralela/serial para saída serial. Doze entradas paralelas são conectadas à terra através de superfícies abertas de contato de carbono no controle PCB. Quando um acionador é apertado, um pad de contato é pressionado contra a superfície de carbono fazendo com que a correspondente linha de entrada de PI seja conectada á terra. O controle possui quatro entradas a partir do console e uma saída para o mesmo. As entradas são: VDD, VSS, Clock e P/S (OUT0), Q8 é a saída para o console de controle à partir de CI-A. A CPU carrega dados do controle para dentro de cada registrador de deslocamento, enviando o pulso OUT0.

Os dados do controle são então sincronizados serialmente. Os dados consistem em 12 bits, um para cada função do controle. As 8 primeiras são enviadas do IC-A, enquanto as 4 restantes são enviadas do CI-B para a entrada serial de CI-A e então para o console.