Esse artigo é baseado no Manual Técnico do Super Nintendo produzido pela Playtronic e aqui explanaremos um pouco sobre o mouse e suas atribuições no console. A finalidade do mouse do Super Nintendo (que incluía o cartucho do jogo Mario Paint) era combinar interação e aprendizagem com divertimento. Esse periférico podia ser utilizado como um dispositivo de controle para os jogos ou como um instrumento para expressão criativa (desenhar, colorir, compor musica).
O mouse contém um circuito integrado especial (U1) para processar informações de entrada e criar uma saída para o console. O movimento horizontal e vertical é determinado pela esfera do mouse em contato com a área de superfície e fazendo girar os roletes H/V. Cada rolete, por sua vez, faz girar dois discos ranhurados colocados entre acopladores ópticos. As ranhuras existes no disco, passando entre os acopladores determinam a velocidade e o deslocamento em direção tanto horizontal quanto vertical.
Os dados de movimento são combinados com dados de entrada da chave direita/esquerda e dados de velocidade, para formar uma sequencia de dados de 32 bits. Esta é carregada em quatro registradores de deslocamento de 8 bits (internos em relação a U1). Essas informações são recebidas, então, pelo console na linha 4016D0 seguindo a cada pulso OUT0 (sinal de inicialização) com pulsos de CUP0, fazendo sair gradualmente as informações. Três diferentes velocidades podem ser selecionadas pelo software através dos sinais de OUT0 e CUP0. O mouse pode ser utilizado em ambas as portas de controle, dependendo da programação do jogo a ser utilizado.